Como a Alemanha é tão rica, se eles basicamente não têm recursos naturais?

Amazon Prime Grátis Por 30 Dias!!! ✔️LINK http://bit.ly/pvideop

Como a Alemanha é tão rica, se eles basicamente não têm recursos naturais?
Você basicamente respondeu à sua própria pergunta.
A Alemanha tem uma enorme capacidade produtiva, e uma indústria tão grande, pois foi obrigada a compensar sua escassez de recursos naturais.

Isso é conhecido como Maldição dos Recursos, ou “Paradoxo da Abundância” — já apontado por Adam Smith: os países mais pobres em recursos naturais tendem a ser mais ricos e ter a economia mais evoluída.

Para não dizer que a escassez chega a 100%, o único recurso doméstico da Alemanha é o carvão — e ele é tanto uma matéria-prima quanto uma fonte de energia.

Quando um país é pobre em recursos naturais, seu único recurso é seu povo.

Nessa situação, o melhor é investir na população o máximo possível — educação, know-how, negócios, cultura, etc… E, ao invés de produzir recursos localmente, buscar o comércio internacional.

É exatamente por isso que a Alemanha sempre buscou os mares — para o comércio internacional, importando as matérias-primas e exportando os produtos industriais.

Uma das razões pelas quais estudei alemão, em primeiro lugar, é porque sou um engenheiro químico. Você pode dizer que o alemão é a língua internacional da química.

A Alemanha inventou quase todos os processos, reações e métodos importantes na química industrial — especialmente na química orgânica e médica. Grandes exemplos são BASF, Hoechst, Bayer, Ratiopharm — você escolhe.

You May Also Like